Esgoto

A rede de esgoto é um conjunto de obras que serve para coletar os dejetos das casas, vindos de banheiros, lavatórios, pias e lavanderias e dar um destino final a eles. Esta rede é formada por varias estruturas, que têm início na calçada do cliente. Neste local é colocada a caixa de visita, também conhecida como caixa de calçada. É partir daí que o morador vai fazer sua ligação com a rede. A caixa da calçada está ligada a rede coletora, que passa nas ruas.

Os canos maiores que recebem o esgoto da rede coletora são chamados coletores troncos e são responsáveis pelo escoamento do esgoto até a estação de tratamento de esgoto (ETE). Como nem sempre é possível o esgoto ir de um ponto a outro da mesma área, existem as estações elevatórias (EE), que bombeiam o esgoto para as áreas mais altas, completando o ciclo.

Por último, todo esgoto é levado para a estação de tratamento, que trata os dejetos antes de lançá-los no seu destino final, garantindo que não haverá poluição.

A rede de esgoto melhora a saúde da comunidade, trazendo solução para problemas como esgotos a céu aberto, além de auxiliar na redução de casos de doenças causadas pela falta de higiene como cólera, dengue, hepatite e leptospirose. A implantação da rede permite a despoluição dos riachos e evita a contaminação da água subterrânea pela proximidade com as fossas e sumidouros.